Diversas especialidades médicas
ao seu alcance

5 cuidados que você deve ter com a saúde no inverno

5 cuidados que você deve ter com a saúde no inverno
01 Jul

5 cuidados que você deve ter com a saúde no inverno

A época mais gelada do ano chegou. Com ela vem a queda da temperatura que associada à baixa umidade do ar faz com que a pele transpire menos ficando mais sujeita ao ressecamento. Além disso, é normal que aconteça uma diminuição na ingestão de líquidos, isso atinge a nossa imunidade deixando o corpo vulnerável a gripes, resfriados, e a própria COVID-19.

Portanto, é importante intensificar ainda mais os cuidados diários que temos com a nossa saúde. Pensando nisso, separamos 5 dicas simples que você pode fazer no inverno para manter sua saúde e se prevenir de possíveis doenças.

1 Hidratação

No inverno não sentimos tanta sede como nos dias mais quentes. Por isso, normalmente as pessoas diminuem a quantidade de água que ingerem durante o dia.

Mas a importância de se manter hidratado permanece e tomar a quantidade necessária de água é essencial para manter o bom funcionamento do metabolismo, hidratar a pele e a garganta.

2 Alimentação Equilibrada

De modo geral é importante ter uma alimentação balanceada para manter a saúde do corpo. Durante este período é necessário reforçar o sistema de defesa do nosso organismo para enfrentar as temperaturas baixas.

A vitamina C, por exemplo, auxilia no sistema imunológico e protege o organismo contra os efeitos do resfriado. Estudos mostram que pessoas que consomem vitamina C, quando resfriadas, ficam doentes por períodos mais curtos e os sintomas são menos graves.

Mas, aconselhamos que agende uma consulta com um dos nossos médicos, para que possa orientar qual é a melhor vitamina ou ainda nossa nutricionista poderá prescrever uma dieta rica nestes nutrientes.

3 Manter os Ambientes Arejados

Por conta do ar frio é comum que as pessoas fechem toda a circulação de ar dos ambientes. Deixar as janelas sempre fechadas aumenta a chance do desencadeamento de doenças virais que são transmitidas pelo ar.

Por isso, recomendamos que você aproveite as horas de sol para renovar o ar da sua casa. Isso também é válido para os ambientes de trabalho.

4 Higienize as Mãos

Pode parecer clichê, mas é importante reforçarmos essa dica sempre, pois

prevenção nunca é demais e uma forma muito eficaz de fazer isso é higienizando as mãos. Esse hábito tão importante previne e reduz as chances de infecções por vírus e bactérias, principalmente agora que estamos em plena pandemia.

5 Saúde em dia

Estar com todos os exames em dia é fundamental para manter a boa saúde durante todo o ano. Consultar com um clínico geral nessa época vai ajudar você a se manter protegido e saudável. Aqui na MedSim você pode agendar uma consulta com nosso clínico geral e esclarecer todas as suas dúvidas sobre as doenças respiratórias e como se proteger, além de fazer um check up, que é super importante para avaliar o seu quadro clínico.

Essas são algumas das dicas e cuidados que você pode fazer para se prevenir, para mais cuidados ou dúvidas agende um atendimento médico em nossa clínica.

Entre em contato com a MedSim para agendar a sua consulta com um clínico geral. Para ficar por dentro das nossas novidades, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.


Voltar para a Listagem